Justiça nega pedido do PT para Zema apagar posts sobre fraude no INSS 4y2i73
Partido alegou que publicações espalhavam desinformação e extrapolavam a liberdade de expressão; governador de Minas comemorou decisão 6f1g2s

A Justiça do Distrito Federal negou um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), apagasse publicações nas quais responsabilizava tanto a legenda quanto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo escândalo de fraudes no INSS.
Na decisão, a juíza Vanessa Maria Trevisan, da 13ª Vara Cível de Brasília, indeferiu o pedido de urgência que havia sido protocolado pelo PT e que solicitava a remoção de duas publicações. Para a magistrada, as declarações de Zema têm respaldo na liberdade de expressão e estão inseridas no “contexto do debate político”.
“Está ausente o perigo de dano, pois a questão do denominado ‘escândalo do INSS’ tem sido objeto de milhares de postagens, reportagens e notícias, bem como de inúmeras visualizações e comentários, com reiterados esclarecimentos à população brasileira, inclusive por parte dos órgãos oficiais do governo. O vídeo do réu, com menos de um minuto de duração, não representa situação capaz de causar dano irreversível à imagem do autor”, defendeu a juíza.
Nas publicações em questão, feitas no Dia do Trabalhador, em 1º de maio, Zema alfinetou o governo Lula. “Hoje era para o Brasil estar celebrando o Dia do Trabalhador, mas, na verdade, está de luto. Porque quem trabalhou a vida inteira foi roubado. Foram 6 bilhões de reais da sua aposentadoria, e sabe para quê? Para comprar joia, obra de arte, carrão tipo Porsche e Ferrari”, disse.
Zema, opositor ferrenho de Lula e aliado de Jair Bolsonaro, criticou ainda a ausência de providências do governo em relação ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi, que acabou pedindo demissão um dia depois.
“E o que o Lula fez até agora? Nada. O Lupi continua ministro da Previdência. Como é que o Lula não demite um ministro que deixa roubar os aposentados? O Lula está com medo de quê? Que as investigações cheguem a mais companheiros dele? Eu não me calo. Vamos juntos acabar com essa quadrilha”, afirmou o governador na ocasião.
Nesta terça-feira, 13, Zema comemorou a decisão da Justiça contrária ao pedido do PT. “A companheirada, depois de meter a mão em bilhões dos aposentados, tenta me calar com liminar pra censurar meu post. A justiça negou. Perderam de novo”, afirmou no X (antigo Twitter).
A companheirada, depois de meter a mão em bilhões dos aposentados, tenta me calar com liminar pra censurar meu post. A justiça negou. Perderam de novo. Essa turma quer enganar, inverter culpa e sair como vítima. Em Minas, a verdade fala alto e corrupção se enfrenta com coragem.
— Romeu Zema (@RomeuZema) May 13, 2025