ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Liberação de empréstimo consignado com garantia do FGTS começa na quarta

No empréstimo consignado, o desconto das parcelas é feito diretamente no salário do trabalhador, o que diminui o risco de inadimplência

Por Redação
Atualizado em 26 set 2018, 15h06 - Publicado em 25 set 2018, 19h21

A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta quarta-feira 26 empréstimos consignados com garantia do FGTS. Neste primeiro momento, somente esse banco deve operar essa modalidade de crédito aprovada pelo conselho curador do fundo.

No empréstimo consignado, o desconto das parcelas é feito diretamente no salário do trabalhador, o que diminui o risco de inadimplência. Como esse empréstimo tem a garantia do FGTS, o risco é menor ainda, o que permite que as taxas de juros sejam menores que as cobradas por outras modalidades de crédito.

De acordo com as regras definidas pelo conselho curador, a taxa de juros não poderá exceder 3,5% ao mês, cerca de 50% menor que a média de outras operações. O prazo de pagamento é de no máximo 48 meses.

O valor do empréstimo depende de quanto o trabalhador tem depositado na conta do FGTS. A garantia que ele pode dar ao banco chega a 10% do que tem depositado na conta do FGTS e mais os 40% da multa paga em caso de demissão sem justa causa. Se o trabalhador for demitido durante o pagamento do empréstimo, o banco poderá reter esses valores.

Segundo o Ministério do Trabalho, outros bancos podem ar a operar essa modalidade de crédito em breve.

Publicidade

Matéria exclusiva para s. Faça seu

Este usuário não possui direito de o neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

o ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*o ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.