Marfrig e BRF anunciam fusão que criará empresa com receitas de R$ 152 bilhões
Nova empresa será uma das maiores produtoras de alimentos in natura e processados do mundo, com operações em 117 países

A Marfrig e a BRF anunciaram um acordo de fusão que criará uma das maiores companhias de alimentos do mundo, presente em 117 países e com receitas combinadas de 152 bilhões de reais, considerando-se o acumulado de doze meses até março. O montante, contudo, não será suficiente para alcançar a JBS, que encerrou 2024 com receita líquida consolidada de 417 bilhões de reais. A relação entre a Marfrig e a BRF começou em 2021, quando a primeira se tornou acionista minoritária da segunda. Em 2023, a empresa fundada por Marcos Molina alcançou 50,49% das ações da BRF, assumindo seu controle.
O novo acordo, divulgado na noite de ontem 15, aprofunda essa relação ao propor a incorporação das ações da BRF pela Marfrig. Em troca, os atuais acionistas da BRF receberão 0,8521 ação da Marfrig para cada papel da BRF. Aqueles que não quiserem participar da operação terão direito de requerer um reembolso de 19,89 reais por ação da BRF. O montante é 3,5% inferior aos 20,62 reais com que o papel fechou o pregão desta quinta-feira.
Segundo o fato relevante que detalha o plano, as assembleias de acionistas serão realizadas em 18 de julho, e a transação deve ser concluída dez dias depois. A BRF distribuirá até 3,52 bilhões de reais em dividendos e juros sobre capital. Outros 2,5 bilhões serão distribuídos pela Marfrig na forma de proventos.
As companhias afirmam que a combinação dos negócios permitirá a captura de sinergias avaliadas em 485 milhões de reais por ano na forma de aumento de receitas e redução de custos de produção. Outros 320 milhões de reais serão gerados por redução de despesas gerais. As empresas também esperam gerar 3 bilhões de reais de ganhos fiscais, por meio de mecanismos como a aceleração do uso de créditos tributários. Com tudo isso, as sinergias devem incrementar o ebitda, importante referência de geração de caixa, em 805 milhões de reais por ano.
Entre as principais marcas de alimentos da nova companhia, estão Sadia, Perdigão, Bassi, Qualy. O grupo também atua no mercado de rações e petiscos para animais, com marcas como Bona Pet, Gran Plus e Biofresh. Além disso, a BRF fabrica também ingredientes para a indústria alimentícia, por meio da BRF Ingredients.
Veja o fato relevante detalhando a combinação de negócios da BRF e da Marfrig: