Carta ao Leitor: Crescer, inovar e transformar 696513
Em endereço com espírito moderno de renovação, nova sede da Abril em São Paulo é novo capítulo de uma história de evolução constante 6p6a1u

A sentença “Mudar é viver e viver é mudar constantemente” costuma ser atribuída a Fernando Pessoa, embora não existam registros de que ele realmente tenha dito isso de forma literal. Essa associação ocorre porque é uma frase que poderia perfeitamente ter a dele. Ela se encaixa no perfil do escritor português, que fez de seus heterônimos a manifestação artística da filosofia de transformação permanente. Ela se aplica também ao mundo dos negócios, no qual não há espaço para o imobilismo, sob o risco de extinção. Isso vale ainda mais em uma área tão dinâmica quanto a da mídia, que atravessa nas últimas décadas um processo acelerado de revolução impulsionado pela internet.
O Grupo Abril, que engloba empreendimentos como a Editora Abril, responsável por VEJA, vem fazendo essa travessia rumo à modernidade por ter em seu DNA esse mesmo espírito de evolução constante. Ao longo da história, seus braços de negócios se multiplicaram, indo dos festivais de decoração da CasaCor aos serviços de distribuição e logística da Total Express, sem nunca deixar de lado a pedra fundamental da empresa: a produção do jornalismo de alta qualidade. VEJA se adaptou aos novos tempos, e o conteúdo produzido pela melhor equipe de editores e repórteres do Brasil se espalha atualmente pela revista semanal e por plataformas on-line, em formatos variados, de posts para redes sociais a vídeos, que são publicados no YouTube e no VEJA+, o canal de streaming da publicação.

Mais um capítulo dessa história começou a ser escrito na nova sede da companhia, localizada na área da Usina São Paulo, no Rio Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. Inaugurado no começo desta semana, o espaço tem estúdios modernos de televisão para a finalização dos vídeos da recém-criada divisão de documentários de VEJA, os quais servirão também à produção dos programas da Abril que vão abastecer um canal de TV, cuja estreia deve ser em junho. Em paralelo a isso ocorre a multiplicação de eventos internacionais. No próximo dia 13, por exemplo, será realizado o Fórum VEJA Brazil Insights, em Nova York, com a presença de empresários e autoridades como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Hugo Motta, presidente da Câmara, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF, a quem caberá a palestra de abertura.
O novo prédio da Abril ocupa uma área privilegiada no epicentro de transformações que vêm ocorrendo ao longo do Rio Pinheiros. Ele ou a ser recuperado nos últimos anos, num dos maiores projetos ambientais urbanos do país. Antes uma zona bastante deteriorada no coração da maior metrópole do país, começou a ser frequentado diariamente por milhares de pessoas, que usam a bela ciclovia ao redor do curso de água e têm o na mesma área a serviços como cafés e restaurantes. Rapidamente, ou também a atrair uma série de novos empreendimentos, como os da área imobiliária. Um endereço com esse espírito moderno de renovação não poderia ser o CEP mais perfeito para uma empresa como a Abril.
Publicado em VEJA de 9 de maio de 2025, edição nº 2943