Vítima de assassinato discursa quatro anos após sua morte em vídeo feito por IA; assista h6s6r
Família de Chris Pelkey mostrou o clipe em tribunal no Arizona na presença do atirador que matou o homem f5uw

Chris Pelkey foi morto em uma briga de trânsito em 2021, no Arizona, nos Estados Unidos. Anos depois, a imagem da vítima apareceu no tribunal de justiça no último mês de abril em um vídeo feito por IA pela irmã e cunhado do homem.
No clipe, a imagem de Pelkey se direciona ao homem que o matou a tiros em um farol vermelho da cidade de Chandler: “Para Gabriel Horcasitas, o homem que atirou em mim, é uma pena que tenhamos nos encontrado naquele dia, naquelas circunstâncias. Em outra vida, provavelmente poderíamos ter sido amigos.” A IA continua, “Eu acredito no perdão e em um Deus que perdoa. Sempre acreditei, e ainda acredito”.
Em 13 de novembro de 2021, a vítima de 37 anos parou no sinal vermelho e saiu do carro depois de um desentendimento com o motorista do veículo de trás, Gabriel Paul Horcasitas, que respondeu com diversos tiros, segundo a polícia na época do incidente.
A versão de inteligência artificial de Pelkey foi gerada a partir de vídeos e áudios fornecidos pela irmã e o cunhado. Caucasiano, com uma longa barba ruiva, o vídeo também conta com imagens de quando Pelkey ainda era vivo. Ele era devoto e um veterano de guerra, como explica em um dos trechos reais do clipe mostrado no tribunal.
Todd Lang, o juiz do caso também se comoveu com a inovação: “Eu amei isso, IA, obrigado por isso. Por mais bravo que você esteja, por mais justificadamente bravo que a família esteja, eu ouvi o perdão.” E completou: “Sinto que foi genuíno”.
Gabriel Horcasitas recebeu uma sentença de 10 anos e meio de prisão pelo crime de homicídio culposo.